ANA PAULA ROCHA

Engenheira de Processos

Tigre

ANA PAULA ROCHA

Engenheira de Processos

Tigre

RAQUEL SANTOS

ELKEM

SILICONES

Engenheira de Processos

Tigre

Professor da UFSC

Nesta Palestra Nuno Machado formado em Engenharia Eletrônica e agora Master Coach e Terapeuta, fala sobre o nível de Consciência do "Acadêmico Protagonista" que percorre uma trajetória de sucesso e protagonismo durante o período do curso acadêmico. 
Nuno Machado foi premiado como Coach Top 1 do Paraná em 2018 pela FEBRACIS - uma das maiores instituições de Coaching do Mundo. Por esta mesma instituição, em parceria com a Florida Christian University conquistou a Certificação Internacional em Master Coaching em 2018 e hoje é um dos 10 Coaches destaques no Brasil entre 2000 Coaches na plataforma oseucoach.com.
Nuno Machado salienta nesta palestra a importância da Semana Academica na trajetória de sucesso e protagonismo do Acadêmico.

a Consciência do acadêmico Protagonista

 

Palestra de abertura, Segunda Feira das 9h50 às 11h00

Suíça, EUA e Reino Unido são alguns dos países que mais investem em modernização industrial, em busca da conexão entre o mundo físico, digital e biológico através da Indústria 4.0. Nesse sentido, entender as características que compõe a 4° Revolução Industrial é essencial para um futuro bem-sucedido ambientalmente e economicamente. Devido a isso, Paulo Narciso Filho, Engenheiro Mecânico formado pela UFSC e Diretor da HarboR Informática Industrial, desmistificará alguns dos mitos que surgiram ao longo do tempo e fornecerá uma ótima visão sobre a Indústria do futuro e o papel do Engenheiro!

indústria 4.0 - O que é e por que nem sempre dá certo

 

Palestra Geral 1, Terça feira das 16h20 às 17h20

A Tigre é uma multinacional brasileira, líder nos diversos mercados em que atua e um símbolo de pioneirismo e inovação. Porém, mais do que isso, é um exemplo de formação de profissionais versáteis e qualificados. Por isso, na SAEQA 2019 a Tigre marca presença através da Engenheira Química Ana Paula Rocha, funcionária a mais de 5 anos dessa gigante dos tubos e conexões e que vivencia o cotidiano do engenheiro inteligente, criativo e crítico. Essa palestra demonstrará qual a visão da Tigre acerca do profissional do futuro, elencando as qualidades e aptidões que são essenciais para um engenheiro de sucesso. 

a construção do engenheiro do futuro

 

Palestra Geral 2, Sexta feira das 13h00 às 14h00

O Poder de Mudança do engenheiro em uma nova era de Revolução Tecnológica

 
unico.png

O engenheiro químico Luiz Rubião tem 30 anos de experiência como fundador e líder de 3 empresas da área de tecnologia (Chemtech, Biosafe e Radix), que sempre contaram com numerosas equipes de alta performance técnica e humana e que conseguiram grande sucesso no Brasil e no exterior. Formado pelo IME, com mestrado na COPPE e vários prêmios de Melhor Empresa para Trabalhar, já teve várias interações com a UFSC, tendo patrocinado o barco solar Vento Sul por vários anos e participado de várias palestras e semanas acadêmicas da UFSC. No encerramento da SAEQA 2019, Rubião vai abordar o poder de mudança do engenheiro dentro deste novo cenário da digitalização, da indústria 4.0 e, principalmente, do uso da inteligência artificial. E vai mostrar que, acima de eventuais receios e incertezas, estamos vivendo um momento tecnológico extremamente propício para que, sem medo, os engenheiros encarem desafios e liderem mudanças.

Palestra de Encerramento, Sexta feira das 14h30 às 15h30

além da engenharia

 

Andrea Gusmão é engenheira química e de alimentos formada na UNICAMP, iniciou sua carreira atuando na área de desenvolvimento de produtos, mas foi no marketing que encontrou sua paixão, trabalhou com marketing de produtos, inovação, comunicação e digital. São já 20 anos de experiências em empresas renomadas como Unilever, O Boticário, Natura e Iguatemi, atualmente é diretora de conteúdo e novos negócios do Grupo Jurerê Internacional. Seu objetivo com essa palestra é baseando-se em suas próprias experiências, abrir sua mente e desmistificar o papel do engenheiro e mostrar que ele pode sim ser o que ele quiser.  

Palestra Específica 1 - Gestão, Segunda feira das 13h00 às 14h00

 

Nesta palestra será abordado o tema da Engenharia de Bioprocessos na área ambiental. O professor Hugo Moreira Soares mostrará um panorama geral dessa área e sua grande importância para um mundo mais sustentável. Você descobrirá os principais tipos de reatores biológicos e como são feitos os tratamentos de efluentes industriais e sanitários. Além disso, você saberá mais sobre quais as principais tecnologias que existem hoje e o que se espera para o futuro desta importante área da engenharia.

atualidades e tendências da engenharia de bioprocessos aplicados ao meio ambiente

Palestra Específica 1 - Sustentabilidade, Segunda feira das 13h00 às 14h00

radix, inovando em engenharia e software

Desde a virada do século, com a consolidação e a ampla disseminação das tecnologias de comunicação e informação, o mundo vem se movendo rapidamente em direção à era digital, que chamamos de "Revolução Digital". Isso está mudando a maneira como fazemos negócios, os prazos operacionais, restrições de espaço, capacidade de armazenamento... Um volume crescente de informações está se movendo mais rapidamente por uma rede mais inteligente. Sabendo disso a Radix vem combinando engenharia, desenvolvimento de software, automação e TI industrial e alinhando sua experiência tecnológica às necessidades e oportunidades dos clientes para criar soluções inovadoras e personalizadas.

 

Palestra Específica 1 - Tecnologia, Segunda feira das 13h00 às 14h00

 

Uma dieta balanceada e rica em nutrientes, além de evitar inúmeras doenças, também garante longevidade e qualidade de vida. Mas e se, além de prevenir, os alimentos também fossem capazes de remediar? É possível e a gente vai te provar! Durante uma palestra inovadora com a doutora Raquel Kuerten, coelaboradora do sorvete desenvolvido para minimizar os efeitos da quimioterapia nos portadores de câncer, em parceria com a Ypy Sorvetes Premium, ela te mostrará que a relação entre alimentos e a medicina é maior do que você imagina, vai ficar de fora? 

Palestra Específica 2 - Tecnologia, Segunda feira das 15h40 às 16h40

alimentos no tratamento de doenças

 

Palestra Específica 2 - Sustentabilidade, Segunda feira das 15h40 às 16h40

A Danone tem a missão de levar saúde por meio da alimentação ao maior número de pessoas, fazendo dela uma ferramenta de transformação positiva na sociedade em todos elos do ciclo de vida. Com esse propósito busca-se reduzir o impacto ao meio ambiente, seja por meio de suas embalagens, agricultura sustentável, redução da emissão de carbono e seus projetos de inclusão social. Nessa palestra específica Luís Collaço falará mais sobre a revolução alimentar da Danone, suas estratégias e mostrará como um engenheiro pode trabalhar em prol da sustentabilidade.

Revolução alimentar na prática: a estratégia de sustentabilidade da Danone

 

Gestão de inovação

com a Whirlpool

Você sabe qual a diferença entre um produto novo e um produto inovador? Ou então, muito se escuta falar de inovação, mas você sabe qual a real importância da inovação e como ela é fomentada e sustentada dentro de uma empresa? A equipe de Engenheiros da Whirlpool vem falar um pouco mais sobre isso e também, como é e como ocorre esse processo de inovação. Além disso, quando bem instaurada, como ela pode ter um poder extraordinário de mudança.  A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, conquistou o prêmio de empresa mais inovadora do Brasil. Primeira colocada no Brasil e no seu segmento de atuação, a Whirlpool investe anualmente de 3% e 4% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento e cerca de 23% de sua receita vêm de produtos inovadores.

Palestra Específica 2 - Gestão, Segunda feira das 15h40 às 16h40

 

Palestra Específica 3 - Tecnologia, Terça feira das 9h00 às 10h00

A Elkem é uma gigante mundial do universo dos materiais e  acredita que o desenvolvimento de tecnologias à base de  silicone  moldarão o futuro. No Brasil, possui unidade fabril em Joinville e Vitória, e escritórios de vendas em São Paulo,  tornando-se uma ótima opção de carreira para os engenheiros. Devido a isso, na SAEQA 2019 a Elkem marcará presença através de uma incrível palestra com a química e especialista em cosméticos Raquel Santos. Se você deseja descobrir as inovações com silicones na cosmetologia, certamente essa é a palestra certa!

inovando com silicones em cosméticos

 
unico.png

O Grupo Uni.co é um gigante do varejo brasileiro, administrando grandes marcas como Imaginarium, Ludi e Puket. Mas mais do que isso, é uma realidade de carreira para os engenheiros. Hoje é possível observar profissionais incríveis do universo da engenharia trabalhando em diversas áreas. No Grupo Uni.co, isso não é diferente. Seja na parte de gestão de pessoas, logística ou vendas, os engenheiros são essenciais para o bom desempenho desse gigante do varejo. Através de uma palestra descontraída e interativa, você terá a oportunidade de conhecer engenheiros que foram além e hoje são profissionais bem-sucedidos e únicos. 

Palestra Específica 3 - Gestão, Terça feira das 9h00 às 10h00

Mais do que engenheiros, profissionais Uni.cos

 

A nanotecnologia como ferramenta sustentável

Indústrias de impacto positivo vem deixando de ser tendência e se tornando cada vez mais uma necessidade entre os consumidores, que buscam uma produção limpa do início ao fim. E como inserir nesse cenário um produto verde? Como a nanotecnologia se relaciona com o desenvolvimento sustentável? Qual a diferença entre o cosmético do passado e o do futuro? É sobre isso que o expertise Cleber irá falar, alinhando sua experiência na Nanovetores, empresa especialista em sistemas de encapsulamento de ingredientes ativos na indústria farmacêutica, com foco em cosméticos. 

Palestra Específica 3 - Sustentabilidade, Terça feira das 9h00 às 10h00

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now