• saeqaufsc

A importância das ferramentas computacionais na Engenharia



Atualmente, as competências de um engenheiro vêm sendo atualizadas, justamente, por entendermos que o mundo em que vivemos não é baseado apenas em teorias e conceitos aplicados, mas, também, em uma realidade tecnológica em que é possível simular e modelar processos de maneira a encontrar a melhor solução para resolver determinado problema. Hoje, um engenheiro que alia o conhecimento obtido na graduação em matérias do ciclo básico como cálculo, física, química e informática, com um pouco de experiência e bom senso, consegue tomar decisões, interpretar, identificar um problema e, a partir disso, formular uma solução com base em ferramentas computacionais e de análise, conferindo um desenvolvimento amplo e com ferramentas que permitem a aproximação desses processos com a realidade.

Mas, como fazer isso?

Bom, as ferramentas computacionais podem ser aplicadas em diversas áreas e por motivos diferentes, basta você entender qual ferramenta utilizar dependendo do problema para o qual você precisa solucionar. Assim, prever parâmetros e dados de maneira simulada, permite encontrar possíveis erros, reduzindo custos e agilizando os processos, através de equações matemáticas e softwares avançados. Hoje, existem diversos softwares que podem ser usados para a interpretação e simulação de dados para as indústrias química e de alimentos, principalmente, quando se trata da área de inovação e desenvolvimento de novos produtos, pois uma série de etapas são realizadas desde a teoria até a prática, portanto, o uso desses métodos computacionais nos ajudam a agilizar esse processo de transição, facilitando com que um novo produto seja entregue num período mais curto de tempo, mas respeitando toda rigorosidade científica e metodológica de cálculos e teoria aplicados. E, inclusive, o uso dessas ferramentas nos permitem viabilizar um novo processo antes mesmo de ele chegar à parte prática, pois com uma análise rigorosa de viabilidade técnica aproximada da realidade, podemos tirar algumas conclusões importantes no momento anterior da transição à parte prática, otimizando os processos e já criando um protótipo simulado.

E não para por aí, você sabe o que são Digital Twins?

Digital twins - ou, em português, gêmeos digitais - são simulações virtuais das condições reais (e em tempo real) de um negócio ou produto, a fim de obter informações das perspectivas e dados importantes sobre esse produto. Pensando na importância das ferramentas computacionais expostas anteriormente, digital twin é um conceito que transformou em realidade o uso dessas ferramentas para análise material e em tempo real. Com esse modelo virtual de algo que é físico, os engenheiros e outros profissionais conseguem ter noção de como dimensionar os resultados de um projeto, se eles fazem sentido com o esperado e se possuem viabilidade. Seria, basicamente, o equivalente a testagem de um produto sem antes ter começado a desenvolvê-lo de maneira plena.

Para isso, diversos conceitos e tecnologias são utilizados, mas, principalmente, Machine Learning e Inteligência Artificial são dois exemplos que estão mais envolvidas com os processos de digital twin, potencializando otimizações de processos e estabelecendo comunicações entre os dispositivos interligados, aumentando o dinamismo entre os testes e a agilidade desses processos, até porque os gêmeos digitais são capazes de aprender com as diferentes situações, juntamente com os cálculos que são feitos de maneira imediata para tomar a melhor decisão para aquele momento. Parece algo muito de um filme de ficção científica, mas já é realidade e, hoje, diversas indústrias e empresas utilizam dos gêmeos digitais para otimizar seus processos. Ainda, utilizando-se dessas ferramentas, toda a cadeia industrial acaba sendo afetada, já que demandará menos recursos para a produção, redução de desperdícios e assim, uma maior sustentabilidade dentro do processo produtivo, e, para o consumidor, um produto de alta qualidade com um menor custo.

Portanto, estar atento às novidades tecnológicas e ao futuro da Engenharia é essencial para a formação de um engenheiro capaz de reconhecer essas ferramentas e poder utilizá-las dentro de uma realidade industrial e empresarial. Também, é preciso conhecer empresas que já estão inseridas nessa realidade, e uma de nossas parceiras da SAEQA 2021 possui competência e excelência na área de inovações tecnológicas e soluções para a engenharia! A Tubanharon - Engenharia de Processos alia conceitos e fundamentos de engenharia de processos com técnicas computacionais avançadas para criar modelos realistas, digital twins inteligentes, ferramentas de análise e balanços online de unidades industriais. E, esse ano, o CEO da Tubanharon, Luismar Porto, esteve na programação da SAEQA nas Mesas Redondas falando sobre o tema “Tecnologia no dia-a-dia do engenheiro”.



0 visualização