A formação de um profissional completo demanda muito mais do que apenas o conhecimento de caráter técnico, adquirido dentro de sala de aula. É necessário transitar por áreas distintas a fim de tornar-se um profissional multidisciplinar. Dentro da graduação, a melhor oportunidade para o desenvolvimento dessa vivência, é fazer parte de uma entidade estudantil.
As entidades estudantis possibilitam que seus membros tenham contato com diferentes áreas como, por exemplo: administração, comunicação, gestão, logística e outras. Afinal, apesar de cada membro ser parte integrante de apenas uma área ou diretoria, o trabalho em equipe torna possível uma visão macro de toda a organização, uma vez que para que a entidade funcione como um todo, é necessária a sinergia entre os grupos de trabalho.
O crescimento pessoal dos participantes se inicia ainda no processo seletivo, quando se conquistam as primeiras experiências, e a estas somam-se outras, decorrentes de capacitações oferecidas pela própria organização. Aprimorar habilidades de liderança, comunicação inter e intrapessoal, logística, além do aprendizado referente a diversas ferramentas de gestão, são alguns dos benefícios adquiridos ao se fazer parte de uma organização estudantil.
Além disso, participar de uma entidade estudantil possibilita que o graduando aprenda sobre a convivência em instituição, construindo bases importantes para o posterior ingresso no mercado de trabalho. Contudo, é preciso acreditar no propósito da organização da qual se faz parte, pois, de fato, esta exige tempo e dedicação, e despender tamanho esforço, de forma voluntária, só é válido mesmo quando se faz o que se ama.
A SAEQA como entidade possui um grande senso de família, e assim sendo, acredita que o desenvolvimento pessoal de seus membros é de extrema importância não apenas para que seus objetivos como organização sejam alcançados, mas também para que estes, sendo seres humanos em formação, busquem construir um mundo melhor.
Autora: Isabelle Cesa Rovaris
Comments