O Pantanal está em chamas.
O fogo no bioma já atingiu uma área um pouco maior que 3 milhões de hectares, apenas a região localizada no Mato Grosso do Sul já tem 1,1 milhão de hectares perdidos para as chamas, são informações do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).
As queimadas no Brasil são recorrentes, ou seja, não é novidade para os moradores que existam aqui ou alí, porém este ano batem recordes de destruição, muito disso é associado com o descaso do Ministério do Meio Ambiente e com as mudanças climáticas.
Em relação ao mês de setembro do ano passado houve um aumento de 180%¹ de queimadas, ficando então registrado como o pior mês da história, com perdas incomensuráveis.
Entre os afetados estão pessoas que moram nas cidades da região, assolados por uma fumaça densa e constante. Há relatos de pessoas que reclamam de nem poder visualizar o céu.²
Além das populações metropolitanas, indígenas são gravemente afetados pois dependem altamente da harmonia biológica na região, veja que o desmatamento para a criação de pastos e as queimadas andam de mãos dadas, tudo isso é veemente ignorado em discursos internacionais do Brasil, nos quais é endereçado às ONGs, aos povos nativos³ ou à natureza culpa dessa tragédia pantaneira.
Não é possível ignorar o sofrimento dos animais nativos, num primeiro momento o fogo mata centenas, depois deixa milhares de feridos (patas queimadas, caldas em chamas, etc), e não obstante fica, impiedosamente, a fome.
"Os animais perambulam desorientados em busca de água e comida. O fogo acabou com quase toda a reserva [de comida], eles não têm o que comer", explica uma veterinária.4
Observando tudo isso, a SAEQA não pôde ficar de braços cruzados, e vem a público divulgar sites nos quais você pode ajudar o Pantanal:
Referências:
Comments