top of page

Bastidores da Pesquisa no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos - UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina é reconhecida nacionalmente pela sua ampla gama de pesquisas em prol do desenvolvimento. É de dentro das universidades que sai toda a tecnologia e inovação que um país precisa para crescer. Dessa forma, viemos por meio deste texto mostrar a vocês um pouco dos bastidores das universidades públicas. Conheça abaixo um pouco da pesquisa desenvolvida no Departamento de Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC. Abaixo segue uma lista com alguns dos laboratórios do EQA e suas principais vertentes, para você ficar por dentro do que acontece por aqui.



Central de análises

Abriga os equipamentos adquiridos no "Programa de Modernização e Consolidação da Infraestrutura Acadêmica das Instituições Federais de Ensino Superior". Tem como principais finalidades apoiar o desenvolvimento das linhas de pesquisa do departamento, dar suporte a graduação e prestar serviços públicos e privados.


LiEB- Laboratório de Engenharia Biológica

Teve sua origem com a junção do Laboratório de Engenharia Bioquímica (EngeBIO), Laboratório de Tecnologias Integradas (InteLAB) e do Laboratório de Neuroengenharia Computacional (NeuroLAB). Realiza trabalhos que envolvem as áreas biológica e de processos, sempre preocupados com o bom desenvolvimento profissional de seus alunos, tanto da graduação quanto da pós-graduação.





LabMAC- Laboratório de Materiais e Computação Científica

Realiza pesquisas para o desenvolvimento e caracterização de materiais cerâmicos, orgânicos e inorgânicos. Atualmente o laboratório atua no ramo de aproveitamento de resíduos industriais e do beneficiamento de materiais, como, por exemplo, os geopolímeros, que possuem excelente aplicação na impermeabilização de superfícies. Além disso, o LabMAC realiza estudos voltados ao desenvolvimento de materiais antimicrobianos e cicatrizantes, utilizando a quitosana como principal matéria-prima. Também possuem trabalhos sendo realizados na área de nanotecnologia.


LABSEM - Laboratório de Separação por Membranas

Realiza estudos relacionados aos processos de separação, principalmente com membranas, objetivando aumentar a qualidade dessa técnica. O laboratório conta com unidades de bancada e piloto para diversos tipos de membranas e processos, além de equipamentos auxiliares para a realização das pesquisas.


LABMASSA e LABSIN - Laboratórios de Simulação Numérica de Sistemas Químicos e de Transferência de Massa

As linhas de pesquisa são agrupadas nas áreas de processos da indústria têxtil, óleo, gás e petroquímica, papel e celulose. Também trabalham com modelagem e simulação de processos de transferência de massa e calor em sistemas reativos, adsortivos e fluidodinâmica computacional.


LATESC - Laboratório de Termodinâmica e Tecnologia Supercrítica

Atuam com pesquisas envolvendo alta pressões e termodinâmica do equilíbrio de fases para extração de princípios ativos a partir de produtos naturais, como plantas medicinais e aromáticas, resíduos provenientes da agroindústria e alimentos em geral, além da determinação do equilíbrio de fases de sistemas binários, ternários e multicomponentes. Atualmente os estudos do LATESC tem se voltado para formação de partículas e encapsulamento de substâncias ativas em biopolímeros empregando-se tecnologia supercrítica.


LEMA- Laboratório de Energia e Meio Ambiente

Desenvolvem tecnologias aplicadas ao tratamento do ar e água que se baseiam em processos de separação e reação. Também realizam pesquisas em torno de fontes renováveis de energia a fim de minimizar impactos ambientais nos processos de combustão.


E claro que para realizar todas essas pesquisas são necessários equipamentos de alta qualidade para os melhores resultados. A PRLABOR é uma empresa de produtos para laboratórios presente em Florianópolis desde 2018. Conta com uma equipe especializada que está preparada para atender a demanda por equipamentos que garantam o desenvolvimento de milhares de pesquisas que são feitas na UFSC e em outras universidades. Está na dúvida de onde fazer os orçamentos para sua pesquisa? Entre agora mesmo em contato com a PRLABOR, parceira de confiança da SAEQA, e descubra os melhores preços e produtos para o seu laboratório. https://prlabor.com.br/



Para saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos acesso o site: http://eqa.ctc.ufsc.br/laboratorios/


Autora: Jádina Carina Pinheiro

129 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page