top of page

O engenheiro do futuro e seu poder de mudança

Considerando a constante transformação do mercado, qual será o grande papel do engenheiro do futuro? Além disso, quais as principais habilidades desse profissional? E por fim, como ele pode ser um agente de mudança?



É evidente que as evoluções tecnológicas e a globalização mudaram radicalmente o mundo e a vida das pessoas, consequentemente, as profissões e o universo do mercado de trabalho também vem se transformando na mesma medida.


O engenheiro sempre teve grande importância na sociedade como propulsionador de mudança e desenvolvimento, utilizando da ciência para proporcionar novos caminhos e formas de ampliar a produção e melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Conhecimento técnico e científico, como também sua grande capacidade de análise e resolução de problemas são tidos como os pontos fortes desses profissionais. Grandes engenheiros sempre estiveram por trás dos grandes avanços alcançados na humanidade.


O papel do engenheiro do futuro

Automatização e inovações em equipamentos, softwares, medidas de crescimento sustentável exigidos por lei, mudanças no perfil da indústria e do consumidor e entre outras novas normas técnicas vem transformando o modo, forma e nichos de atuação do engenheiro. Não basta apenas ter o conhecimento técnico de formação da engenharia, o profissional de hoje, e do futuro, deve estar atento a essas novas tendências, se atualizar e dominar essas novas práticas.



Quais as habilidades de um engenheiro qualificado nesse novo cenário?

São diversas as capacidades que se deve ter para ser um engenheiro de qualidade e sucesso nessa nova realidade, mas, aqui estão os pontos tidos como os mais importantes:

  1. Andar de mãos dadas com as novas tecnologias: Esteja atento a todo tipo de inovação tecnológica, seja ela da área da engenharia ou não. No mundo de hoje, leva muito pouco tempo para que uma tendência se transforme em mudança real e altere todos os tipos de relação de trabalho à nossa volta. A inserção da indústria 4.0 é cada vez mais uma realidade, e é de extrema importância que nos mantenhamos atualizados.

  2. Estar sempre atento e promovendo um desenvolvimento sustentável: Após a ISO 14001 — um conjunto de novas normas para empresas que exigem a adequação ao desenvolvimento sustentável —, houve um crescimento muito grande da demanda e investimento em equipes e profissionais que tenham esse apelo sustentável e que estejam aptos a gerir e suprir essas demandas do setor de sustentabilidade. Como também, o mercado consumidor está cada vez mais exigente em relação a transparência das ações da indústria frente ao meio ambiente. E é essencial que o engenheiro tenha conhecimentos e preocupação com essa área.

  3. Saber se relacionar e lidar com pessoas: Por último, essa é a característica que vem a ser o grande diferencial dos engenheiros de sucesso. Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais completos, o que inclui também dominar habilidades de relacionamento, o engenheiro do futuro precisa saber se comunicar e trabalhar em equipe. Antigamente, as corporações investiam em treinamentos para esse fim. Contudo, a cultura da eficiência eliminou essa prática nas empresas. Hoje, elas esperam que os profissionais já integrem as equipes com essas habilidades afiadas.

Ou seja, o engenheiro do futuro precisa, além de obter seu conhecimento técnico obtido com a graduação, também deve dominar e estar atualizado às novas tecnologias, pensar e propor soluções de forma ambientalmente corretas, e ter uma boa comunicação e relação com seus companheiros de trabalho.



Onde o engenheiro entra como agente de mudança?

Outro fato é que temos cada vez mais acesso à informação e vemos cada vez mais pessoas expondo e defendendo suas opiniões, sejam contrárias ou a favor de diversos assuntos e/ou situações. No entanto, essas opiniões não valem de nada se não se é feito nada para mudar esse cenário, e é aí que o engenheiro entra com um poder enorme nas mãos de mudança.


A área de atuação do engenheiro está cada vez mais ampla e influente na sociedade, hoje em dia vemos engenheiros atuando nos mais diversos setores, seja nas indústrias, em cargos de gestão ou como empreendedores de seus próprios negócios. A área pode mudar, porém, a essência da resolução de problemas do engenheiro é intrínseca em bons profissionais.


Obtendo-se as habilidades ditas acima, o engenheiro tem a oportunidade de realmente transformar o ambiente que está ao seu redor. E o que falta para isso? Saber desse poder e colocar em prática!


Muitos desses profissionais já possuem argumentos muito bem formulados sobre como certas questões poderiam ser feitas de uma maneira muito melhor/mais otimizada e/ou mais sustentável. O que gostaria de disseminar com esse artigo é que o futuro está em nossas mãos, nós somos os agentes da mudança queremos no mundo, existem muitas oportunidades que a engenharia te abre de poder ser e atuar com aquilo que se quer escolher, apenas basta correr atrás de colocar em prática aquilo que defendemos. Queria finalizar então com o seguinte questionamento: e você, o que está esperando?


Autora: Julia Martini


1.020 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page