top of page

Softwares de simulação de processos

Você já ouviu falar de simulação de processos? Sabe o que é isso?


Os processos industriais podem ser muito complexos. Na elaboração de uma planta industrial muitos fatores devem ser levados em consideração, como eficiência energética, custo de capital, análise de risco, espaço disponível e tempo de processo, de maneira que o planejamento seja o mais certeiro o possível. Dessa forma, em ocasiões nas quais é necessário fazer uma alteração ou otimização de um equipamento ou processo em uma indústria é importante que sejam muito estudados e avaliados todos esses fatores.


O projeto dessas situações pode ser muito difícil e demorado, necessitando muitas vezes de testes laboratoriais e em planta piloto, além de meses de estudo para que se obtenham as informações necessárias para o projeto. Assim sendo, a utilização de softwares de simulação de processos tem se tornado cada vez mais comum, pois são capazes de simular a situação a ser trabalhada, obtendo muito mais rapidamente as informações desejadas.



Os softwares utilizam os princípios básicos que regem as operações unitárias industriais como as transferências de massa, energia e movimento, além das equações de conservação e parâmetros do processo estudado e recriam essa situação, fornecendo características do comportamento do processo. Deste modo, o engenheiro pode fornecer diferentes dados e situações e obter resultados precisos e rápidos do processo. Isso faz com quem as indústrias possam ter uma maior certeza das situações que podem acontecer, investindo de forma mais eficiente e inteligente nas plantas industriais.


Um dos softwares mais conhecidos na simulação de processos é o Ansys, que é fortemente utilizado nas áreas de fluidodinâmica, análise estrutural, eletromagnetismo e multifísica. No Brasil, a representante da Ansys é ESSS, parceira da SAEQA 2019.



Gostaria de saber mais do assunto? Ficou interessado em aprender a utilizar o Ansys? Entre no site https://www.esss.co/ e descubra mais sobre o universo da simulação de processos!


Autora: Hágata Susan Cruz

97 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page