top of page

COMO ALIMENTAR 10 BILHÕES DE PESSOAS EM 2050?

Atualizado: 29 de ago. de 2021

Primeiro temos que começar com uma pergunta simples. Você sabe o que é “fome”?


Segundo o dicionário: fome é carência alimentar, subnutrição.


Sabemos que a explosão demográfica ameaça aumentar a fome no mundo. Segundo a ONU, a população mundial em 2050 chegará a aproximadamente 10 bilhões de pessoas. A produção de alimentos teria que aumentar cerca de 70% para garantir alimentos a todos. E então nos perguntamos, se atualmente já há milhões de pessoas no mundo passando fome, o que poderá ser feito para combater esse problema que só tende a crescer?


É aqui que entra a engenharia!


O ramo da engenharia, por ser um universo de possibilidades, pode atuar fortemente nessa problemática. Focando um pouco mais na Engenharia de Alimentos e na Engenharia Química, vamos analisar possíveis formas de combater essa situação que está por vir.


É impossível pensar na fome sem pensar no desperdício dos alimentos, e não podemos esquecer que junto com o gasto do próprio alimento, vem o desperdício dos recursos utilizados para sua produção, como água, terra, energia. Engenheiros podem e devem atuar no estudo de melhores formas de armazenamento para os produtos e também trabalhar no aumento do prazo de validade, por exemplo.Outro ponto que deve ser muito bem estudado é a criação de novos produtos. O desenvolvimento de alimentos inovadores com valores nutricionais mais altos com certeza ajudariam no combate à fome.


Precisamos pensar em uma transformação nos sistemas alimentares para reduzir os custos de alimentos nutritivos e aumentar a acessibilidade a dietas saudáveis. Não é um trabalho que podemos fazer sozinhos, claro. Políticas públicas precisam incentivar a redução dos fatores que aumentam os custos na produção, armazenamento, transporte, distribuição e comercialização de alimentos.


A área da BIOQUÍMICA





A engenharia bioquímica, área bem estudada dentro dos nossos cursos, possui um grande potencial de auxiliar na produção de novos alimentos, criar novos processos biológicos em escala industrial e na manipulação de biomoléculas essenciais para nutrição, como as proteínas.


Gostaria de trazer uma curiosidade para vocês. Você já ouviu falar em nutracêuticos?





Processos enzimáticos, que são reações catalisadas por enzimas, têm sido intensamente estudados visando a obtenção de produtos mais puros e processos ambientalmente mais amigáveis. Uma das aplicações da catálise enzimática é a síntese de nutracêuticos.


Agora explicando um pouco mais o que são os nutracêuticos. São extratos de alimentos altamente nutritivos que auxiliam o corpo em seus processos metabólicos porque atuam de forma biologicamente ativa. São considerados totalmente orgânicos e concentram nutrientes, vitaminas, proteínas e minerais. Eles são capazes de aumentar a sensação de bem-estar, fortalecem o sistema imunológico e previnem doenças.


Juntando todas essas informações podemos dizer que essa área merece uma atenção, né?


A subnutrição já é um problema atualmente, portanto nós engenheiros temos a missão de não deixar esse problema crescer com o aumento da população.



A fome é um obstáculo para a evolução


Sabemos que a fome traz complicações gravíssimas à saúde, como doenças, diminuição do rendimento físico e até a morte prematura. Os problemas são transmitidos de uma geração para outra, crianças nascidas de mães desnutridas já começam a vida com dificuldades.


O desenvolvimento físico e mental do indivíduo é prejudicado, a subnutrição e falta de alimentação retarda o crescimento infantil, deixa sequelas nas habilidades cognitivas e diminui o desempenho e a presença escolar.


Mas as consequências vão além disso, a fome afeta o desenvolvimento econômico de um país, sua estabilidade política e social, dificultando ainda mais os esforços dos Estados em reduzirem a pobreza.


É possível concluir que a fome não é um problema fácil de ser erradicado, requer a ação de várias partes diferentes. Por isso, nós engenheiros, que podemos atuar fortemente no combate a esse problema, temos que fazer nossa parte. Temos que pensar no próximo, nas gerações futuras, temos uma responsabilidade social. Cada passo, mesmo que pareça pequeno, é um avanço!


Quer aprender mais sobre as áreas nas quais Engenheiros de Alimentos e Engenheiros Químicos podem atuar? Venha para a SAEQA! Fique ligado para não perder as inscrições!


Texto escrito por Anna Clara Zesch.





Referências:

NAÇÕES UNIDAS, BRASIL. População mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, diz relatório da ONU. Disponível em: <https://brasil.un.org/pt-br/83427-populacao-mundial-deve-chegar-97-bilhoes-de-pessoas-em-2050-diz-relatorio-da-onu>. Acesso em: 27 maio 2021.

IPGS. Nutracêuticos e Nutrição Esportiva. Disponível em: <https://www.ipgs.com.br/blog/interna/nutraceuticos-e-nutricao-esportiva>. Acesso em: 27 maio. 2021.


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page