top of page

Como foi a Maratona MindUp

A SAEQA Online em 2020 foi um sucesso, tivemos programações incríveis, e dentre elas estava a Maratona MindUp, que foi o nosso projeto de Ideathon, esse tema já foi abordado neste blog, mas pode ser resumido numa competição de grupos para solucionar uma situação proposta por alguma instituição.


No nosso caso quem sugeriu o tema foi a empresa parceira da SAEQA a TNS, uma grande e admirável do ramo de nanotecnologia, famosa por seus métodos Green Chemistry, aplicações nas áreas da saúde, polímeros, agro entre muitos outros.


Os congressistas tiveram que resolver em grupo o case: “Como fazer o Nylon ser degradável em meio marinho.”, um assunto muito atual e inovador, que refletem muito os objetivos da TNS.


A experiência da Maratona teve início em uma live, na sexta feira, onde foram anunciados o tema e a premiação, dessa forma, foi dada a largada para os participantes.

Os três grupos que mais se destacaram tiveram ideias muito diferentes e interessantes, trazendo métodos para degradação envolvendo a utilização de óleos essenciais, que é de enorme interesse científico atualmente, bactérias presentes no meio marinho e até a chicória e endívias, abordando um viés ecológico no projeto.


Houveram intensos três dias de trabalho e no fim da segunda feira os grupos entregaram um pitch apresentando os projetos e um arquivo contendo suas pesquisas.

Todos foram avaliados pela equipe da TNS que avaliou a partir dos quesitos: Aplicabilidade, Inovatividade, Organização Geral do Projeto, Embasamento Teórico, Originalidade e Criatividade.


E depois de uma série de revisões e avaliações foi escolhido o grupo Redegrada, visto que realizaram um projeto bem estruturado e conciso, destacando-se por adicionar o óleo de mamona à resolução do case, o que tornou-a inovativa e atraente à pesquisa e à indústria.


Eles ganharam os prêmios anunciados que foram: R$300,00 em dinheiro e descontos de R$250,00 na Maestria Treinamentos, além disso passaram para a última fase do processo seletivo de estágio de verão da TNS juntamente com o 2º e 3º lugar.


Consideramos que nosso objetivo com esse ideathon foi cumprido: buscamos uma nova programação que pudesse trazer a inovação que os novos tempos pedem, ao mesmo tempo que valorizasse o trabalho em equipe e movimentasse mentes resolvendo desafios reais.

Registramos aqui nosso agradecimento a todos que colaboraram para que isso fosse possível, desde à TNS até os colaboradores da comissão organizadora da programação na SAEQA!


92 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page