top of page

O que é um Ideathon?

Ideathon é uma palavra derivada do termo Hackathon, uma conhecida competição em que programadores e profissionais que estão ligados ao desenvolvimento de software se reúnem com o objetivo de criar soluções específicas para desafios dados por corporações; é derivada pois traz consigo o conceito de solucionar o problema dentro de uma maratona, no entanto, o ideathon simula a fase de criação de uma ideia dentro de uma empresa, ou seja, o case é fornecido e o que se segue é uma dinâmica entre grupos que gera um projeto ou plano de ação fictício para a instituição.



O evento não possui caráter comercial tão pouco objetiva resultados financeiros, tendo, portanto, finalidade cultural e social, focando no reconhecimento e desenvolvimento de soluções inovadoras dos eventuais participantes.


Esse tipo de dinâmica entre grupos tem se provado muito enriquecedora. Visto que existe a diversidade de vozes, personalidades e criatividades, esse ambiente, inovativo por excelência, precede uma movimentação de mentes que não é comum em outros espaços.


Participar de um Ideathon é muito vantajoso para os participantes, visto que uma oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos sem medo de errar e ainda ser avaliado por grandes corporações é rara. Mas não só isso, esse tipo de dinâmica é essencial para pessoas que buscam conquistar habilidades de liderança e trabalho em grupo, podendo ajudar com dificuldades com trabalhar sob pressão, comunicação e visualização de aplicações.


Ainda, a maioria das organizações de Ideathons tem como praxe oferecer um prêmio ao grupo mais bem classificado de acordo com seus critérios, a competitividade entre os grupos estimula as pessoas a fazer projetos mais realistas e arrojados.



O Ideathon é indicado para aqueles que se encontram em todos os estágios do conhecimento, tendo em vista que cada qual agrega de maneiras diferentes: os iniciantes com frescor, pensamento fora da caixa, ideais, e os mais avançados com conhecimento técnico, experiência, know-how, etc...

Esse mix de pessoas faz parte das situações reais, então o case fica ainda mais produtivo.


Olhando para o futuro, surge sempre a possibilidade de se fazer networking dentro de competições como essa, há ainda, um grande apelo em relatar , numa entrevista de emprego, por exemplo, uma experiência tão pontual e dinâmica que certamente trará boas histórias e autoconhecimento.

A SAEQA tem uma programação no formato de Ideathon: a Maratona Mind Up, que é muito ambiciosa e vai contar com uma empresa parceira, a qual fornecerá um desafio incrível para os congressistas, não fique fora dessa!


2.680 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page