top of page

Construção de uma identidade visual

O que seria de uma empresa sem sua identidade visual?

É necessário que as cores, elementos e símbolos escolhidos estejam de acordo com o que instituição deseja apresentar para o cliente. O mesmo se aplica para cada edição da SAEQA, que, para conquistar mais congressistas e parceiros a cada ano, estuda muito a construção da sua identidade visual.


Cores, Fontes e Ícones

Com intuito de que a identidade visual esteja de acordo com o que é desejado demonstrar durante o ano, é preciso um aprofundamento no tema e no storytelling da semana. As cores escolhidas dizem muito sobre a marca, cada uma representa um sentimento e remete à diferentes experiências ao público. De modo semelhante, a escolha de fontes e de ícones deve ser realizada de modo que sejam visualmente agradáveis para o público e deve estar adequada ao tema proposto.

Nessa administração, foi optado pelo foco no protagonismo do engenheiro, de modo semelhante ao protagonismo de um herói. Assim, foram contempladas as áreas de sustentabilidade, de tecnologia e de gestão na escolha dos objetos que contemplam a identidade visual. Além disso, foi escolhida uma paleta com predominância de azul, passando do violeta até verde azulado, remetendo a ideia da tecnologia. A fonte de cor metálica na logo é usualmente utilizada em temas de herói e de protagonismo, além de evidenciar o cenário industrial. Dentre os elementos utilizados, destaca-se a presença de hexágonos, remetendo a compostos orgânicos, que são estudados em diversos momentos nos cursos de engenharia química e de engenharia de alimentos.



Cursos de Capacitação

A fim de que todo o processo da construção de uma identidade visual se torne mais prático, atingindo um maior qualidade e uma melhor qualificação da equipe, foram oferecidos, pela gestão de 2018, cursos de ferramentas da edição. Dentre as ferramentas oferecidas pela Conexão de Área de Trabalho Remota da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), foram utilizadas o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop para a realização do trabalho.


Desenvolvimento de uma Identidade Visual Fictícia

Após a realização dos cursos oferecidos no final de 2018, foi sugerido para a equipe de comunicação da semana de 2019 um atividade de criar uma identidade visual fictícia, colocando os aprendizados obtidos, durante a capacitação, em prática. A fim de exercitar a criatividade e reconhecer as dificuldades e as necessidades que existem na construção de uma marca, cada assessor recebeu um modelo de negócio diferente. Para cada modelo, foi desenvolvido uma logo e modelos de publicação em diferentes redes, além disso, também foram escolhidos elementos que estivessem de acordo com o material elaborado. Dentre estes primeiros trabalhos desenvolvidos pela equipe estão a identidade de uma loja de jogos de tabuleiro, um podcast de cultura pop, um restaurante de comida coreana, uma loja de artigos de astrologia e uma banda de heavy metal.



Cultura de Feedbacks

Para a finalização da identidade visual, como também para diversos trabalhos realizados ao longo do ano, desenvolveu-se a prática de realizar e receber feedbacks. Toda ideia ou trabalho é discutido, revisado e lapidado, sempre com o retorno da equipe. Busca-se encontrar soluções para as ideias a fim de se alcançar uma melhor qualidade, e, para que isso ocorra, a equipe está sempre muito disposta a falar daquilo que agrada e do que ainda não está adequado. O uso dos feedbacks foi essencial durante a criação da identidade visual da SAEQA 2019.


Primeiros modelos para a logo da SAEQA 2019:


Logo da SAEQA 2019, após vários feedbacks:

Autora: Leticia Flores Apelião

78 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page