top of page

Soft Skills: da faculdade para a vida profissional



Você provavelmente já ouviu falar que um bom currículo é aquele cujo o profissional possui domínio de diversas ferramentas técnicas. De fato, elas são de extrema importância, mas cada vez mais ouvimos falar das Soft Skills e o quanto elas são requisitadas no mercado de trabalho.


Mas o que são Soft Skills?


São ferramentas comportamentais que podem ser desenvolvidas e treinadas. Diferentemente das ferramentas técnicas, não possuem uma comprovação através de certificados ou testes, elas só são realmente analisadas com a vivência do dia-a-dia. Um profissional completo é aquele que além de conhecimentos técnicos sabe se comunicar, liderar, gerir o seu tempo e lidar com as diferentes emoções sem deixar-se dominar por elas.


E como posso desenvolvê-las?

Imagine-se na seguinte situação: você tem diferentes entregas de seminários em grupo e avaliações em um curto espaço de tempo. A produção do seu grupo está fraca e desorganizada. Além disso, você teve alguns imprevistos e não conseguiu estudar para as avaliações com antecedência. Como você lidaria com essa situação?


Grupos de faculdade/colégio permitem situações em que poderíamos aplicar as Soft Skills, treinando-as para que permitam desenvolver habilidades para lidar com trabalho em equipe. Você poderia exercer a Liderança e coordenar o seu grupo delimitando tarefas e prazos de entrega. Para a realização dessa tarefa temos outra habilidade muito importante: a Comunicação, a qual você utiliza para falar e ser compreendido por todos, expressando as ideias de forma clara e objetiva. Outra habilidade se refere à Organização e Gestão do tempo, de modo que você consiga realizar todas as tarefas mantendo uma boa qualidade de vida pessoal e profissional. Por fim, mas não menos importante, temos a Inteligência Emocional para lidar com a pressão de várias tarefas em um curto espaço de tempo, sem deixar que as emoções o dominem e o paralisem.


Essas são as principais Soft Skills requisitadas para o profissional no mercado de trabalho, elas estão em constante evolução. Habilidades que são responsáveis por um bom trabalho em equipe e um bom desempenho profissional, facilitando também diversas tarefas do cotidiano. E você, quais Soft Skills gostaria de desenvolver? Conta pra gente!


Esse e outros diversos conteúdos importantíssimos para a sua vida profissional estarão presentes na SAEQA 2021. Não perca!




Texto escrito por Rafaela Mendes da Silva.


Fonte:

Fonte imagem do corpo do texto:

https://br.freepik.com/fotos/pessoas


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page