top of page

Fidelização de clientes - Ploomes e Rapport

A SAEQA vem sempre crescendo aos longos dos anos, até alcançar o patamar e se consolidar como a maior semana acadêmica da Universidade Federal de Santa Catarina. Mas alcançar esse privilegiado posto não seria possível sem o auxílio de uma gestão ano após anos empenhada a sempre buscar o melhor, aos nossos congressistas, professores do departamento, apoiadores e, claro, de nossos parceiros. Por sermos uma entidade sem fins lucrativos precisamos de auxilio financeiro e produtos para que sustente a semana e forneça uma experiência inesquecível aos congressistas, e grande parte disso vem de nossos parceiros. Ferramentas e técnicas de auxílio para que se tenha uma boa organização e uma boa relação com eles são necessárias, como o Ploomes e Rapport.



O Ploomes é uma ferramenta de CRM de extrema importância para a diretoria de parcerias da SAEQA. CRM é uma sigla em inglês que significa “Customer Relationship Management”, que nada mais é do que um sistema voltado para gestão do relacionamento com o cliente, desde o primeiro contato até a assinatura de contrato. Pelo Ploomes é possível colocar todas as informações do parceiro, descrever a forma de contato, o responsável, orçamentos, arquivos. Pelo mesmo é possível ver o funil de vendas de seus negócios e estatísticas completas com gráficos e dados. Tudo isso é feito para que você tenha controle de seus processos de vendas e possa gerenciá-lo e criar estratégias a fim de alavancar as vendas, podemos ver, por exemplo, possíveis etapas que precisam de maiores atenções para se ter uma maior conversão. Outra grande importância do Ploomes é que devido sua organização e quantidade de informações, ele é de grande utilidade para manter o banco de dados para a próxima gestão da SAEQA, por isso deve-se mantê-lo sempre atualizado.


Uma estratégia muito importante utilizada no processo de vendas e obtenção de parcerias é o Rapport. “Rapport” é uma palavra originária do Francês que significa ter um relacionamento próximo do cliente, ter uma conexão e entender a dor e sentimento do cliente e demonstrar que está disposto a ajudá-lo. É justamente criar um relacionamento concreto, não somente baseado em mentiras e interesses, mas sim de respeito, confiança e empatia em que a conversa flui de maneira agradável. Deve-se ter um comportamento natural, olho no olho, sem frases decoradas ou comportamentos e posturas artificiais. O pós-venda é extremamente importante manter contato para demonstrar interesse pelo cliente e ver as consequências do processo. Na SAEQA é muito importante a utilização dessa estratégia, pois podemos fidelizar uma parceria e mantê-la por muitos anos criando e reforçando laços por manter uma relação boa.



A utilização dessas ferramentas e estratégias, como dito, é fundamental no planejamento, organização e conversão de leads a parceiros. Todos os membros da diretoria são capacitados para que possamos aplicar os métodos da melhor forma possível e bater as metas. Existem muitas outras técnicas e ferramentas para vendas, todas com suas particularidades e especificidades e muitas delas são utilizadas na SAEQA. São processos adaptáveis de situação a situação, cada empresa é uma empresa e deve-se abordar e conduzir a parceria de forma diferente e flexível, com isso buscamos sempre o melhor para as empresas e para a SAEQA, gerando ganhos mútuos.


Autor: Juliano Cesar Toledo Viviani

36 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page