top of page

Logística reversa: a solução para o impacto pós consumo

Com o passar dos anos cada vez mais são debatidas formas de reduzir a poluição e qual o papel das empresas nesse assunto. Assim, muitas delas vêm se adaptando a essa temática adotando medidas a fim de reduzir a quantidade de lixo resultante da produção, por meio da gestão ambiental, por exemplo.


Para saber mais sobre sustentabilidade industrial leia o artigo

Entretanto, certas perguntas devem ser feitas para realmente efetivar a redução da poluição. O que acontece com os produtos após serem consumidos? Como saber se o consumidor descartou adequadamente?

Bem, como nenhuma resposta é simples, foi necessário a concessão da Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dando assim, responsabilizando desde de quem extraiu a matéria prima ao consumidor pela destinação adequada do lixo que produziram.

Dessa forma foi adotado a prática da logística reversa, sendo ela caracterizada “por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada” (Art. 3°, inc. XII).

Assim foi utilizado inicialmente como um mecanismo para lidar com o efeito negativo do descarte inadequado de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos. Os quais geram grandes desgastes na natureza e na saúde humana.


Como?

Isso é realizado através do planejamento, implementação e controle do fluxo de matérias-primas, verificação de estoque e produtos prontos para a venda. Assim, construindo um fluxo de informações que permite o dimensionamento e rastreio, desde a produção ao consumo. Dessa forma, é possível que a empresa faça a coleta dos itens vendidos, podendo fazer a reciclagem dos materiais, retornando-os para sua cadeia produtiva. Entretanto, caso não seja viável, pode ser feito um descarte adequado também.

(ÉMILIN CS. Disponível em: <http://2engenheiros.com/2018/06/26/o-que-e-logistica-reversa-e-qual-a-sua-importancia/>. Acesso em: 7 Jun. 2021.)

E qual é o papel do(a) engenheiro(a)?

Como a logística reversa se divide em pós-venda (fidelização de clientes, através da garantia e o retorno para suporte ou reembolso) e pós-consumo (consequências dos resíduos do processo produtivo e o descarte dos itens fabricados pelos clientes). O engenheiro se torna uma peça importante, pois é responsável pelas melhorias do processo e padronização da qualidade na cadeia produtiva.

Consequentemente, é possível prever e diminuir os erros no processo produtivo, como também na elaboração de uma estratégia para o retorno dos produtos vendidos para reciclagem ou reuso.

Exemplos

O Boticário:


(Gshow. Disponível em: <https://gshow.globo.com/ep/boti-recicla/noticia/quando-o-lixo-vira-peca-de-decoracao.ghtml>. Acesso em: 7 Jun. 2021.)

O Boticário, uma empresa de cosméticos do Grupo Boticário, possui um dos maiores programas de reciclagem de embalagens do Brasil, o Boti Recicla.

Esse projeto inicia-se quando os consumidores depositam embalagens de cosméticos vazias, de qualquer marca, em algum ponto de coleta. Elas serão recolhidas e doadas para cooperativas de reciclagem, o que contribui para a geração de renda de muitas famílias.

Paralelamente, a marca também adotou outra estratégia, a venda do refil, o qual invés da pessoa comprar, por exemplo, uma maquiagem nova, ela compra apenas o refil. Algo que é vantajoso tanto para empresa, que gasta menos para produzir algo para venda, quanto para o cliente que irá comprar mais barato e com a mesma qualidade.

Coca-Cola:



(A redação. Disponível em: <https://www.aredacao.com.br/negocios/46000/coca-cola-lanca-garrafa-pet-de-2-litros-retornavel>. Acesso em: 8 Jun. 2021.)


A Coca-Cola possui um projeto chamado “Mundo sem Resíduos” e tem o objetivo de recolher 100% das embalagens que a marca coloca no mercado. Apesar de que 51% das suas embalagens terem a destinação correta, a empresa pretende mudar isso até 2030.

Essa é uma interessante estratégia logística reversa, pois atrai o consumidor que ao comprar um refrigerante, pode levar a embalagem até o mercadinho e usar como moeda de troca, porque ao comprar outro refri pagará apenas o líquido

Dessa forma foi desenvolvido uma embalagem única, que possibilitasse o uso em todos os seus produtos (Coca-Cola, Fanta, Guaraná Jesus). Essa estratégia permitiu à empresa a reutilização de todas as embalagens, independente do sabor. Além de ser uma grande vantagem, pois simplifica a operação. Porém, quando não se encaixam nos requisitos mínimos para envase, são encaminhadas para um centro de reciclagem.

HP:

(Universo Jatoba. Universo Jatoba. Disponível em: <http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/reciclagem/hp-da-exemplo-em-reciclagem-de-cartuchos>. Acesso em: 8 Jun. 2021.)


A HP, uma multinacional de tecnologia, criou o "HP Planet Partners”. Essa campanha alterou todo o seu processo de produção, ao utilizar o material que antes o consumidor encaminharia para lixo comum e agora pode voltar a cadeia produtiva. Isso aumenta a lucratividade da empresa, que reduz o gasto com matéria prima, e para a sociedade, pois diminui a poluição.

Para que isso seja feito, a empresa recolhe todo esse material gratuitamente, por meio de um agendamento online, ou por depósito em um ponto de coleta. Posteriormente, será reutilizado para produzir novos seus produtos, tais como cartuchos, partes e peças de impressoras.

Em suma, essas abordagens trazem benefício duplo, pois reduzem o lixo e economizam matéria prima. Tendo em vista que, devido a melhorias tecnológicas e competitividade de mercado, diversos itens tendem a se tornar obsoletos rapidamente. Além disso, o aumento do consumo gerou, também, maior quantidade de lixo, principalmente eletrônico e plástico, poluindo o meio ambiente.

A fim de reverter as empresas estão alterando sua forma de produzir, como os exemplos acima, para minimizar os impactos pós consumo, assim diminuindo a quantidade de produto descartado indevidamente, por meio da reciclagem. Como também, utilizando disso para economizar matéria prima, que além de não ser renovável, devido a produção de em larga escala, ficam cada vez mais caras à medida que as reservas de extração diminuem.

Assim é denotado que o papel do engenheiro está além da produção, pois é necessário ter uma visão sistêmica para saber os efeitos que seu trabalho pode trazer.

Caso queira saber de assuntos como esse e muitos outros, não deixe de acompanhar as nossas redes e não perca a SAEQA 2021.

Texto escrito por Iris da Silva Souza


Referências:

HP. Programa de reciclagem | HP Planet Partners Brasil. Disponível em: <http://www.hp.com/latam/br/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.

‌FILIPE BUTTA. Logística Reversa: Conceito, sustentabilidade, tipos e exemplos. SAC Logística. Disponível em: <https://saclogistica.com.br/logistica-reversa/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.

ECYCLE. O que é logística reversa? Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/logistica-reversa/>. Acesso em: 20 Jun. 2021.‌


CRISTIANE BONFANTI. HP Brasil reformula produção e vira referência em sustentabilidade. Agência de Notícias CNI. Disponível em: <https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/deu-certo/hp-brasil-torna-se-referencia-em-sustentabilidade-e-economia-circular/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.


GRUPO BOTICÁRIO. Logística reversa. Disponível em: <https://relatoriogrupoboticario.com.br/logistica-reversa/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.

ICONNECT. O Boticário mantém o maior programa de logística reversa do país. Disponível em: <https://iconnectgyn.com/o-boticario-mantem-o-maior-programa-de-logistica-reversa-do-pais/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.

EXAME. Para reduzir sua “pegada plástica”, Coca-Cola dá desconto e até casa. Disponível em: <https://exame.com/marketing/para-receber-suas-garrafas-de-volta-coca-cola-da-desconto-e-ate-casa/>. Acesso em: 8 Jun. 2021.


1.649 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page