top of page

Mostra de iniciação científica

O desenvolvimento de um projeto de pesquisa exige do indivíduo a busca por informações da área tratada, a formulação e a resolução do problema, a coleta e análise de dados, a obtenção de conclusões e a persistência em conseguir resultados. Em virtude disso, a SAEQA incentiva a pesquisa inserindo em sua programação a Mostra de Iniciação Científica, um espaço durante a semana direcionado para a divulgação de trabalhos dos congressistas e, desse modo, aproxima o estudante do objetivo principal da universidade: formar indivíduos capazes de buscar conhecimento e aplicá-los posteriormente, além promover o intercâmbio de conhecimento entre eles.



A organização da Mostra IC se iniciou em março, nesta edição, e contou com uma equipe liderada por uma assessora de programação científica - diretoria responsável pelo conteúdo do evento - um braço direito da mesma área e outros quatro assessores de áreas diferentes: comunicação, infraestrutura, parcerias e administração, cada um responsável por um papel na execução dessa programação. Ainda, os docentes participam fundamentalmente durante todo o desenvolver desse trabalho, desde a elaboração dessa até a avaliação dos trabalhos submetidos.


Em conjunto com os 17 docentes selecionados, discutiu-se os feedbacks das edições anteriores, acertos e falhas, oportunidades e ameaças, e com base nisso, construi-se um modelo aprimorado que valida e ressalta todas as habilidades fundamentais para o sucesso de um pesquisador.


Dessa forma, a Mostra foi dividida em três etapas: submissão do trabalho, o qual é classificado como assunto correlato à engenharia química ou à engenharia de alimentos e avaliado por três docentes diferentes. Os trabalhos selecionados para a próxima etapa confeccionarão um graphical abstract e os finalistas, três de cada categoria, realizarão uma apresentação durante a semana.



Além de um formato facilitador, o êxito da Mostra se relaciona diretamente à visão da SAEQA 2019: a aproximação da entidade dos congressistas, docentes, parceiros... os stakeholders em geral. Através de divulgações que ressaltam a importância da pesquisa e da apresentação de trabalhos para a formação de um profissional qualificado às demandas, cada vez maiores, do âmbito profissional, buscou-se consolidar essa meta.


Nesse contexto, a pesquisa possibilita a inovação, sustenta a evolução tecnológica, médica, política e contribui de forma reflexiva e crítica para a sociedade. É graças a ela que grandes conquistas foram impulsionadas, como a comunicação global e a viabilização de tratamentos para câncer. Portanto, a inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa o instrumentaliza para esses feitos, desenvolvendo no indivíduo, durante esse processo, habilidades multidisciplinares que o aproximam do mercado de trabalho, beneficiando assim, tanto a comunidade tanto quanto a si mesmo.


Autora: Fernanda Born

21 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page