top of page

A História da Engenharia Química e da Engenharia de Alimentos

Se você é uma pessoa curiosa e está sempre se perguntando qual a origem de tudo que te rodeia, esse texto é pra você. Você já se perguntou como surgiram todas as profissões que temos hoje? Aqui vamos explorar um pouco a história da Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.



No século XVIII, com a revolução industrial, a indústria química começou a crescer, principalmente na áreas têxtil, de vidros, sabão entre outras. Por conseguinte, a demanda por suprimentos para esses setores cresceu, além do aumento da necessidade de inovação em produtos químicos. Nessa época, os profissionais atuantes nas empresas eram engenheiros mecânicos e químicos. Então, surgiu a necessidade de unir esses dois conhecimentos e criar uma nova profissão. O primeiro curso de Engenharia Química surgiu em 1888 na Universidade americana "Massachussets Institute of Technology – MIT". No Brasil o curso chegou em 1925, e, segundo dados do MEC, hoje em dia existem 175 instituições de ensino no Brasil que oferecem o curso.


A Engenharia de Alimentos surgiu da necessidade de unir os conhecimentos da ciência dos alimentos com os processos indústrias, já que nenhum dos cursos existentes estudavam a fundo novas tecnologias para a melhora desse setor. A primeira comissão formada para a implementação da engenheira de alimentos no Brasil foi feita na UNICAMP, pioneira na América Latina, que ressaltou a importância dessa área para o desenvolvimento do país. O curso de Tecnologia de Alimentos foi implantado na Universidade de Campinas em 1967 e reconhecido em 1971 pelo Decreto Federal no. 68644. Já em 1968 o curso foi adaptado para profissionais que atuavam na indústria. A partir daí a engenharia de alimentos ganhou força nacional devido ao reconhecimento de sua importância.


Para garantir o mercado de trabalho e também assegurar a atuação de profissionais

competentes em contato com a sociedade, o CRQ (Conselho Regional de Química), parceiro da SAEQA desde os primórdios do evento, dá o suporte necessário tanto aos engenheiros químicos e engenheiros de alimentos. Por isso, você futuro engenheiro dessas áreas, consulte os sites do Conselho da sua região e descubra o que você precisa para se cadastrar no CRQ após sua formação e garantir sua inserção legal na profissão.


Autora: Jádina Carina Pinheiro

2.413 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page