top of page

O equilíbrio entre a Produtividade e a Qualidade




De que modo você equilibra a produtividade com a qualidade em suas tarefas? Para o seu trabalho decolar e atingir um alto desempenho, é essencial encontrar a estabilidade entre esses dois parâmetros.





Você já deve ter se perguntado de como entregar suas tarefas de uma forma melhor e mais rápida. É comum sentir essa necessidade de ser mais eficiente com seu tempo e entregar resultados mais eficazes. Porém, não é uma tarefa fácil administrar a qualidade e produtividade no seu ambiente de trabalho ou estudos.


Sem uma boa produtividade, você não atinge suas metas, e, sem uma qualidade alta em suas tarefas, seu serviço fica insatisfatório e ultrapassado. Para prevenir isso, é preciso um planejamento alinhado com todos os colaboradores envolvidos em suas atividades.


Como melhorar a qualidade e a produtividade do seu serviço?


O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e focado na satisfação do cliente, o qual se torna mais seletivo à medida que inovações surgem no comércio. Além disso, a competitividade interna nas instituições requisita um trabalho mais eficaz e diferentes soft skills aos profissionais.


Logo, é preciso sempre estar em melhoria contínua com seus processos, então, é fundamental analisar cada atividade e pessoa atribuída para executá-la constantemente. Dessa forma, deve-se averiguar se o trabalho não pode ser aperfeiçoado, tendo sua produtividade aumentada, e se o responsável está capacitado para aquela tarefa. Com isso, além de investir em treinamentos e cursos, padronizar o que está dando resultados positivos também é fundamental para manter a qualidade do seu serviço e agilizar a sua execução.


No entanto, você não sabe se está fazendo um trabalho eficaz se não o testa. Então, realizar comparações e provas de qualidade são fundamentais para acompanhar o seu desempenho e exigir ações no caso de gargalos e problemas apontados. Sendo assim, aplicando ferramentas de qualidade, como 5W2H, matriz SWOT e outras, você pode descobrir as causas de seus problemas e como elevar o nível do seu trabalho.


Por fim, coloque todos os colaboradores envolvidos em seu trabalho “no mesmo barco” e efetue uma Gestão de Resultados, tornando-os responsáveis pelos resultados da empresa e definição de objetivos. Além de tudo isso, deixar o seu time, ou você mesmo, motivado e animado para efetuar suas tarefas do dia a dia, aumenta incrivelmente a sua produtividade e a da equipe.


Portanto, se capacitar para aumentar a sua qualidade e produtividade é fundamental, e a RL&Associados, mais uma das incríveis parcerias da SAEQA 2021, possui o conhecimento necessário para elevar o seu desempenho nas áreas de Qualidade e Produtividade, além de ministrar outros tipos de treinamentos, como Excel, Excel Avançado, Liderança e Oratória.


Texto escrito por Bruno Floriani.





103 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page