top of page

Cultura organizacional: Ferramentas de Gestão

Durante esse tempo de incertezas ocasionado pela pandemia, a SAEQA não parou.

Nesse sentido, uma das atividades propostas dentro da organização foi a realização de capacitações ministradas pelos próprios membros da gestão.


Dessa forma, a Letícia Dietrich, nossa querida assessora de Programação Científica, apresentou para a sua diretoria uma capacitação sobre 5W2H, Matriz SWOT e Metas SMART. Estas, por sua vez, são três ferramentas de gestão muito importantes para conduzir, analisar e instigar os projetos e trabalhos dentro da SAEQA, principalmente nas atividades de PC (Programação Científica). Vamos apresentar algumas dicas da Letícia sobre o que são, como utilizar e as características de cada uma dessas ferramentas.



5W2H: como colocar em prática grandes ideias


O 5W2H trata-se de 7 perguntas: what(o quê); why(por quê); who(quem); where(onde); when(quando); how(como); how much(quanto). Essas questões ajudam muito a trazer um projeto que está apenas no âmbito teórico para a prática, ou seja, é bastante útil se você tem uma grande ideia mas sente dificuldade em executá-la. Para aplicar o 5W2H é comum ter uma planilha com as perguntas e os projetos, e preencher cada um conforme a equipe debate sobre ela.

Essa ferramenta ainda serve como um filtro para projetos que na teoria parecem infalíveis, mas que na aplicação podem ser impraticáveis, tanto para evitar dispêndio de energia produtiva, como para melhorar a ideia e seguir com algo mais palpável e concreto.


Matriz SWOT (Matriz FOFA no português): A análise de conjuntura

A matriz SWOT ou FOFA consiste em uma matriz 2 x 2 que analisa quatro fatores: Forças (Strenghts); Oportunidades (Opportunities); Fraquezas (Weaknesses); Ameaças (Threats). A análise desses quatro conceitos fornece um estudo sobre o ambiente que a ideia ou o projeto analisado está inserido.

Se a sua empresa ou organização está com dificuldades de lidar com esse momento de pandemia, a matriz SWOT é muito indicada porque auxilia no planejamento de decisões para o futuro.

Ela é comumente feita em lousas ou cartolinas, de modo que possa ter grande adesão de ideias dos participantes da análise, convém ser feita tanto com um tema no horizonte ou apenas o momento presente.

Metas SMART: objetivos alcançáveis

As metas SMART são utilizadas para tornar as metas mais atingíveis, a partir de um diagnóstico utilizando cinco palavras-chaves: specific (específico); measurable (mensurável); achievable (alcançável); relevant (relevante); timely (a tempo).

A concepção é que as metas SMART são incríveis e revolucionaram o jeito de alcançar objetivos, dado que elas tornam sua meta muito mais realizável e isso acaba te motivando mais a cumprí-la. Logo, se você sente dificuldade para alcançar algum objetivo, indica-se muito essa ferramenta.

.

Diante disso, é dessa forma que a SAEQA enfrenta esses momentos difíceis, buscando inspirar o melhor de nós mesmos, e as capacitações entre a própria gestão vêm sendo uma experiência única para todos, principalmente entre os assessores.

Sua organização ou empresa usa esse tipo de ferramenta? Comente conosco, a SAEQA quer sempre possibilitar o intercâmbio de conhecimentos.

188 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page