top of page

Produção de Refrigerantes

O refrigerante é uma bebida gaseificada, livre de álcool e caiu no gosto da maioria dos brasileiros. A famosa bebida, que surgiu em 1676 em Paris, possui em sua composição principalmente água, CO2, sumo de frutas ou extrato vegetal, corantes e açúcares ou edulcorantes. Suas primeiras versões eram feitas exclusivamente por farmacêuticos, já que os mesmos possuíam grandes conhecimentos em química. Hoje, no Brasil, indústrias de refrigerante devem cumprir normas que são estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através do Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994.



O processo de produção do refrigerante possui três principais etapas: preparação do xarope simples, obtenção e diluição do xarope composto e carbonatação e envasamento.


Para produzir um refrigerante de qualidade, os fabricantes devem garantir que os materiais utilizados no processo passem por um tratamento rigoroso e adequado, de modo a garantir a pureza do produto final. No preparo do xarope simples, são utilizados água tratada e açúcar ou edulcorantes (nas versões diet e light). Esta água deve conter padrões microbiológicos adequados, baixa alcalinidade e controle efetivo de ferro, sulfatos, cloretos, cobre e manganês. Já o açúcar (ou o edulcorante) participa da mistura por conferir a característica marcante dos refrigerantes que é o seu sabor adocicado.


O xarope é cozido entre 82-100 °C para retirar impurezas que podem causar problemas sensoriais no produto. Esta mistura é clarificada com carvão ativado em pó e, em seguida, filtrada a fim de removê-lo. Após esta etapa, o xarope é resfriado até 20 °C em um trocador de calor e armazenado em tanques de aço inoxidável. Posteriormente, o xarope simples é agitado em um tanque, enquanto são adicionados aditivos que conferem cor, sabor, odor e as propriedades químicas dos refrigerantes. Os principais aditivos adicionados são sucos de frutas, extratos vegetais, flavorizantes, estabilizantes, conservantes, corantes e antioxidantes.


Antes da etapa de carbonatação, o xarope composto é diluído com água tratada. Em seguida, o xarope diluído é passado pelo equipamento de carbonatação chamado de Carbo Cooler, no qual o CO2 é adicionado ao refrigerante. Essa etapa é muito importante, pois é a carbonatação que intensifica os aromas do refrigerante e gera a sensação de frescor, além de garantir a aparência gaseificada da bebida.



Logo após o processo de carbonatação é realizado o envase, que é a etapa final da produção. O objetivo do envasamento é embalar o produto final e evitar que ocorram perdas de CO2. As embalagens mais utilizadas neste processo são as latas de alumínio, as garrafas de vidro e as garrafas PET, com capacidades entre 200 mL e 3L. As embalagens devem ser minuciosamente inspecionadas antes de serem cheias. Aquelas que estiverem fora do padrão de qualidade para uso, como garrafas trincadas, quebradas ou sujas, são retiradas. Após a seleção, as garrafas são colocadas na esteira de transporte e entram nas lavadoras para que então participem do envase. Posterior ao envasamento, as bebidas podem ser comercializadas e apreciadas por seus consumidores.


Durante a produção são realizados diversos controles que garantem a qualidade do produto final. É realizado o controle de pH dos refrigerantes a partir da adição de acidulantes. Esta bebida possuí pH ácido, o que inibe a proliferação de microrganismos deteriorantes. Outros aditivos inclusos nos refrigerantes são os antioxidantes, prevenindo a ocorrência de processos oxidativos.


Em Santa Catarina, a Pureza é uma empresa de grande destaque na produção de refrigerantes. A marca se faz presente em nosso cotidiano desde 1905, são anos de tradição e sempre prezando pela qualidade dos seus produtos. Seu principal sabor é a Pureza Guaraná, mas a empresa também produz refrigerantes nos sabores de laranja, limão, abacaxi e morango.


Este ano, a Pureza estará presente novamente como parceira da SAEQA!

Quer saber mais sobre refrigerantes de qualidade? Acesse o site da Pureza Refrigerantes para mais informações sobre a empresa e seus produtos:




Familiar, secular e insubstituível. Quando estiver com sede, peça uma Pureza!


Autoras: Heloize Andrade e Hágata Susan Cruz

10.414 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page