top of page

Gerenciamento de Redes Sociais

Na era digital, não é mais suficiente apenas a apresentação de um produto de qualidade para se atingir seus clientes. Cada vez mais, torna-se necessário elaborar estratégias que estabeleçam seu grupo ou empresa como uma marca presente no cotidiano de seu público alvo. Portanto, é importante uma boa gestão e uma diversificação de seu conteúdo digital entre as principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube. Um gerenciamento adequado de sua estrutura online é um processo que se inicia pelo planejamento de estratégias coerentes com as singularidades de cada rede social, também inclui a construção de um cronograma de publicações, a produção de um conteúdo diferenciado e o acompanhamento dos resultados obtidos.



Desenvolvimento de Estratégias condizentes com a Rede Social:

Cada rede social apresenta um público diferente e fornece formas distintas de comunicação com seus clientes, desta forma, não deve-se trabalhar igualmente entre elas. Considerar as características de cada plataforma é a primeira atitude ao se planejar estratégias eficientes para ampliar e reter seu público a partir do marketing digital.

São duas as principais táticas abordadas no marketing digital. Na primeira tática, busca-se atender os clientes, criando um vínculo mais forte entre o público e a marca. Já no outro método, busca-se educar o mercado, a partir de conteúdo de qualidade, seu público entenderá melhor sobre seu negócio e será mais propício a tomar a decisão de adquirir seu bem ou serviço.

A SAEQA em 2019, para manter sua presença online, decidiu manter a estratégia de comunicação com seus clientes para o Facebook e Instagram, além de expandí-la para o Twitter, plataforma até então não explorada pela instituição. Ademais, para melhorar o relacionamento da organização estudantil com seus parceiros e palestrantes, se adotou a tática de educação de mercado para o LinkedIn, a partir do desenvolvimento de um conteúdo diversificado deseja-se consolidar a SAEQA como referência entre as demais instituições estudantis. Não obstante, a gestão de 2019 também escolheu em aumentar sua presença no Youtube, se apoiando na ideia de converter ações com alguns de nossos stakeholders em divulgações para o evento, aproximando-os da organização.



Cronograma de publicações e Presença Online:

Manter-se presente entre as redes sociais não significa gerar publicações novas todos os dias. A presença online se constrói baseada em princípios como a regularidade de conteúdo e a manutenção de uma personalidade amigável.

Garantir uma frequência de publicação, além de ganhar espaço no meio digital, demonstra que sua marca se importa com as necessidades do cliente e está pronta para atendê-las. Para assegurar uma consistência de conteúdo, deve-se, antes de desenvolvê-lo, construir cuidadosamente um calendário de publicações, levando em conta os melhores dias e horários para inserir um novo material às mídias digitais.

Desenvolver um ambiente saudável entre a marca e seu público é ideal. O cliente, ao se sentir valorizado por uma empresa, tem maior propensão a negociar com ela. Para que isso aconteça, a interação deve ser da forma mais amigável possível, evitando respostas prontas ou genéricas, de modo com que o usuário sinta-se relacionando com uma pessoa física e não uma corporação. Nesta etapa, possuir uma equipe treinada e responsável pelas plataformas online mostra-se indispensável. Um grupo capacitado reconhece que os públicos de cada rede esperam por respostas diferentes, por exemplo, enquanto no Twitter e no Instagram a comunicação é realizada de maneira mais informal, busca-se uma linguagem mais profissional no LinkedIn e no site institucional da marca.



Marketing de Conteúdo:

Expor exclusivamente seu produto ou negócio pode se tornar cansativo para seu público digital. Recentemente diversas marcas optaram por adotar a estratégia de geração de um material diferenciado conhecida como marketing de conteúdo. Ele é realizado a partir da divulgação de publicações de qualidade geradas por sua empresa, atraindo clientes e consolidando sua marca como referência no mercado. Para mais informações sobre o tema, um artigo focado no assunto já está em desenvolvimento e em breve estará online.



Monitoramento das plataformas:

Por fim, mas não menos importante, o monitoramento dos resultados de cada rede social deve ser realizado. Apenas por meio de dados estatísticos, muitos deles gerados pelas próprias plataformas, será possível verificar o impacto de sua estratégia e atividade online. Uma boa métrica para se averiguar a presença online de sua marca é uma rápida busca em plataformas de pesquisa como Google ou Bing. De forma semelhante, um possível cliente ao procurar sobre sua empresa só conseguirá acesso ao seu conteúdo e produto caso seu site ou página esteja entre os primeiros links nessas plataformas de busca.



Para que sua marca torne-se referência no mercado e garanta seu espaço no meio digital, preza-se por interações amigáveis e estratégicas com seu público consumidor. Desta forma, uma bom gerenciamento e estratégias adequadas para as mídias digitais mostram-se indispensáveis para a manutenção de uma empresa no cenário atual.


Autor: Davi Gustavo Lisboa Girardi

23 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page