top of page

Como surge uma programação nova?

Pensar nas dores de seu cliente e propor soluções eficientes tem se mostrado cada vez mais um diferencial das empresas bem-sucedidas. Hoje, além de garantir a qualidade do produto, é essencial saber inovar. E isso não é diferente na organização de um evento.


Durante três anos a SAEQA contou com a presença do Desafio em sua programação científica. Essa atividade, cujos objetivos eram de integrar, desafiar e divertir os congressistas, funcionou relativamente bem em sua primeira edição, realizando várias gincanas durante a Semana. Porém, nas edições subsequentes os resultados não foram satisfatórios. Apesar da “fórmula” ter sido mantida, com apenas algumas mudanças pontuais, o congressista não continuou comprando a programação.


Assim, quando me foi destinada a tarefa de liderar uma pequena equipe de 4 membros para a organização do Desafio na SAEQA 2019, surgiram duas opções imediatas: escolher manter a programação; ou desconstruí-la e começar do zero.



Em um primeiro momento, minha preferência era de procurar ajustar a programação e, desse modo, dá-la uma última chance. Entretanto, não é natural receber uma oportunidade tão grande de fazer diferente e a deixar escapar. Desse modo, quando me reuni com meu time, decidimos por inovar.

O processo de inovação pode ser tão complicado quanto se deseja. Porém, em nosso caso foi simples. Iniciamos pensando no congressista: qual suas dores, desejos e objetivos? Depois, pensamos no propósito da programação (por que fazê-la?). Por fim, definimos o modo como poderíamos atacar as necessidades e as resolver.


Ao juntarmos essas três etapas, surgiu o Mind Up.



Nosso propósito oficial é de “promover o desenvolvimento e o descobrimento de habilidades dos congressistas através de atividades descontraídas, criativas e de integração”. Mas muito mais do que isso, nosso objetivo é mostrar que o engenheiro do futuro é versátil, habilidoso e criativo. Serão 6 atividades diferentes e cada uma desenvolverá uma habilidade do congressista. A ideia é que ele possa, dentre as opções, escolher qual aptidão deseja melhorar.


  • Newness – Em parceria com a empresa júnior de nosso departamento, a CONAQ, essa atividade desenvolverá habilidades de desenvolvimento de produtos através da metodologia do Design Thinking.

  • Resolução Uni.ca – Realizada por nosso parceiro, o Grupo Uni.co, será uma resolução de um case real da empresa, aplicado em processos seletivos anteriores. Com essa atividade, o congressista desenvolverá seu raciocínio lógico e as habilidades de trabalhar em equipe.

  • MultiHábil – Através de várias gincanas extremamente divertidas, essa atividade auxiliará no desenvolvimento das 7 habilidades múltiplas de Howard Gardner.

  • EQÁbil – Voltada ao universo da Engenharia Química e de Alimentos, essa atividade tratará de algumas aptidões dos engenheiros do futuro, por meio de pequenas gincanas criativas.

  • Seja Crítico! – Uma das habilidades mais importantes para o sucesso de um profissional é a criticidade... E é exatamente isso que essa atividade abordará, através de pequenas rodadas de debate acerca de temas relevantes ao futuro dos engenheiros no Mundo.

  • Construa Algo! – Essa atividade desenvolverá a criatividade dos congressistas, cujo papel na programação é resolver uma problemática fictícia através da construção de uma “engenhoca”.


Ainda falta cerca de 1 mês para o evento, e estamos trabalhando a todo vapor para fazer o Mind Up ser incrível, tal qual nossos congressistas merecem. Porém, independente do resultado, já me sinto orgulhoso por ter feito diferente e influenciado meus colegas para seguirem esse caminho comigo.


Assim, talvez a principal lição que fique é que a inovação é essencial e, caso as coisas não ocorram como planejado na SAEQA 2019, serei o primeiro na fila da próxima edição para inovar de novo!


Autor: Luis Gustavo Sorensen

84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page